Livro: Planeje os seus testes de software e não morra na praia

No dia 10 de dezembro, o CEO da ITeste, Ricardo Cristalli, em parceria com Emerson Rios, realizou o lançamento livro “Planeje os seus testes de software e não morra na praia”. O evento foi seguido de palestra técnica no auditório da Riosoft e ambos receberam amigos e profissionais da área de TI.

“Quando decidimos escrever este livro sobre teste de software, a ideia que nos veio à mente foi de criar algo novo, diferente dos livros já existentes sobre este assunto. Uma das reclamações que normalmente recebemos como autores, professores e consultores de teste de software tem sido a forma como as informações são passadas. Um gerente ou um líder de projeto, normalmente não tem tempo para ficar pesquisando em livros as informações que precisa. Por outro lado, a informação, quando encontrada, é apresentada de uma forma complexa e muitas vezes inacessível para um acesso rápido. Por exemplo, o livro Base de Conhecimento em Teste de Software foi escrito para ser usado nos exames de certificação da ALATS, porém não raro o encontramos nas mesas de gerentes e líderes de projeto, ou outros técnicos, que buscam informações gerenciais. O livro Gerenciando Projetos de Teste de Software, no qual também aparecemos como autores, é direcionado exclusivamente para gerentes de projetos. Ou seja, havia um vácuo a ser preenchido, que seria exatamente o ambiente de planejamento dos testes. Por outro lado, achamos que seria importante criar um livro que fosse uma leitura leve, que permitisse aos interessados não somente consultá-lo, mas sim usá-lo como um documento de leitura nos seus momentos de folga, ou melhor, entre um projeto e outro, ou quem sabe, até mesmo na praia, num momento de relaxamento.

Um livro leve, de fácil leitura, não significa que é um documento superficial. Nós nos preocupamos em passar por todos os tópicos importantes que envolvem o planejamento nos projetos de teste de software. Desta forma, tomamos como objetivo o Plano de Teste, instrumento básico de planejamento desses projetos, e abordamos numa linguagem acessível tópicos como: Processo Planejamento Equipe Documentação Ambiente Estimativas.

Além disso, o livro tem um anexo sobre a história do teste de software no Brasil e no mundo e uma visão rápida sobre teste ágil. Achamos melhor esta abordagem do que incluir um capítulo sobre metodologia de teste. Esperamos que o leitor interessado goste desta leitura e que use este livro como um documento importante no seu ambiente de trabalho, quando for planejar os seus projetos de teste de software.”

Os autores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>