Conhecido no meio de Teste de Software como um estrategista, Ricardo Cristalli diz que as relações entre Portugal e Brasil passam por um momento de recuperação e que há bastante espaço para estreitar os laços econômicos.

Visando ter acesso ao espaço econômico da Europa, a iTeste vê em Portugal oportunidade de instalar e expandir seus negócios em circunstâncias mais favoráveis.

Com cerca de 85 mil cidadãos vivendo legalmente, os brasileiros são a maior comunidade de estrangeiros em terras lusitanas. Essa situação gera oportunidades, mas também muitos desafios, sobretudo em um momento de recuperação de crise econômica. Portugal foi o país que mais cresceu na Zona do Euro no terceiro trimestre de 2016, com um crescimento de 0,8% e o PIB português foi o mais elevado, de acordo com dados revelados pelo Eurostat. Existem inúmeras iniciativas para alavancar esse crescimento, uma delas, talvez a mais importante, é o chamado “Portugal 2020”. Um programa que tem como principal prioridade incentivar o setor privado e o emprego, com cerca de 50% de sua verba dirigida às empresas.

A intervenção dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento no âmbito do Portugal 2020 estrutura-se em torno dos seguintes domínios temáticos:

 Competitividade e Internacionalização;
 Inclusão Social e Emprego;
 Capital Humano;
 Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Dentro desse contexto de incentivos, a ITeste foi convidada a participar de um dos projetos do programa “Elevar seu negócio 4.0”. O âmbito do projeto é apoiar empresários emigrantes portugueses que desejem escalar o seu negócio para Portugal, particularmente nas áreas de conhecimento e/tecnologia intensivos.

PageLines- banner05.jpg